56 profissionais do Hugo testam positivo para Covid-19



A assessoria de imprensa do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) confirmou ao G1 que a unidade está com 56 profissionais de saúde com Covid-19 e outros 76 estão com suspeita da doença. A unidade alega que os suspeitos já foram afastados e que está reforçando as medidas para evitar a propagação do vírus.

Um dos quatro pacientes diagnosticados com coronavírus na unidade faleceu na UTI do hospital e os outros três foram transferidos. O Hugo não é uma unidade de referência para o tratamento do Covid-19 de acordo com o Conselho Estadual de Saúde e, por isso, os profissionais acabaram se expondo ao atender pacientes que só foram diagnosticados com a doença posteriormente.

A capital goiana registra 457 testes positivos de coronavírus segundo último balanço da Secretaria Estadual de Saúde e de acordo com os números os profissionais infectados da unidade de saúde somam 12% dos casos totais. Dentre os profissionais com casos já confirmados estão 30 técnicos de enfermagem, 11 enfermeiros, 8 residentes, 5 fisioterapeutas e 2 médicos.
O Hospital de Urgências de Goiânia afirmou por meio de nota que está tomando medidas internas como o uso obrigatório de máscara N95 para todos os profissionais durante sua permanência no hospital, treinamento presencial e desinfecção nas áreas onde o há maior número de profissionais infectados por Covid-19.
Com tantos profissionais afastados o hospital declarou que já fez a contratação de 19 profissionais e está finalizando outros processos seletivos que devem gerar 50 novas contratações esta semana. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde), Flaviana Barbosa disse que em visita a unidade verificou que os profissionais estão com sobrecarga, “em um lugar que tinham que ter em média de dez a 12 técnicos, apenas quatro”, relatou ao portal G1.

Comentários