Caiado é líder das redes sociais, diz "Folha de S.Paulo" e Consultoria Quaest



O governador Ronaldo Caiado (DEM-GO) é o primeiro colocado nas redes sociais, de acordo com levantamento do índice Quaest Consultoria, conforme o jornal “Folha de S. Paulo” divulgou nesta quarta-feira, 1.
De acordo com os gráficos produzidos pelo estudo, o gestor goiano se sobressai frente a todos os demais governadores, inclusive Wilson Witzel, Rui Costa e João Doria, governadores do Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, respectivamente.
Gráfico da “Folha” mostra liderança isolada de Ronaldo Caiado a partir de setembro
Caiado começa a reta de ultrapassagem dos políticos a partir de julho, chegando ao fim de 2019 como líder absoluto no confronto.
O estudo demonstra que o governador goiano é um dos políticos mais influentes nas redes, com maior engajamento – quando ocorre grande produção de comentários.
Outra característica de Caiado é sua presença em várias redes. Suas opiniões também são proeminentes, o que gera comentários positivos.
Além disso, Ronaldo Caiado possui um grupo de Facebook que em pouco tempo já somam mais de 7 mil participantes REAIS, com uma estimativa de 93,1% de goianos, chamado: "Ronaldo Caiado Governador de Goiás", administrado por um jovem de 19 anos - Davizinho.
De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest e professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o levantamento segue cinco dimensões: fama dos personagens públicos (quantos seguidores tem), engajamento (comentários por postagem), mobilização ( compartilhamento das postagens), valência ( reações positivas e negativas às postagens) e presença ( quantas redes ativas e presença nelas).
A liderança de Caiado surpreende devido ao fato dele governar um estado com menor população. Enquanto as acões de Doria repercutem para 47 milhões de habitantes, Witzel fala com 17 milhões. O Estado de Goiás, por sua vez, tem uma população de 7 milhões de habitantes. 
Outra diferença é que Caiado tem concentrado suas acões em Goiás, já que o estado chegou às suas mãos em uma grave crise financeira. Já Witzel e Doria são pretensos pré-candidatos a presidente, em 2022. 
Analistas acreditam que Caiado com uma posição ostensiva nacionalmente cresceria ainda mais frente aos outros governantes. Após a liderança de Caiado, aparecem na lista o governador Rui Costa (PT-BA), que realiza uma contraposição ao governo Bolsonaro, Doria e Witzel.
Dentre os quatro primeiros colocados no Twitter, Facebook e Instagram, três apresentam uma não polarização ao atual presidente, que tem grande proeminência e influência nas redes sociais.

Comentários