80 doses de vacinas contra H1N1 são furtadas em Senador Canedo

O furto de 80 doses de vacinas contra H1N1 de um posto de saúde de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, está sendo investigado pela Polícia Civil (PC). O crime ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila São João, no bairro de mesmo nome, de acordo com a prefeitura do município, e, além das vacinas contra a Influenza A, também foram subtraídas duas doses da vacina tríplice viral.

Em nota, a administração municipal informou que o crime ocorreu após as 17h da última segunda-feira (16), quando a enfermeira responsável pela vacinação deixou o local. Na manhã desta terça (17), a profissional e os demais colegas encontraram a sala, que fica trancada, com uma das janelas danificadas. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Senador Canedo.

As doses furtadas, que pertenciam ao lote 3A901, estavam acondicionadas em um refrigerador. O local era monitorado por câmeras, mas um problema ainda não identificado no sistema de segurança fez com que as imagens não fossem registradas. É cogitada uma interrupção nas gravações proveniente de queda de energia.

Ainda no texto, a Prefeitura de Senador Canedo afirmou que as vacinas subtraídas serão repostas ainda nesta semana, assim que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Goiás encaminhar novas remessas. “A administração municipal reafirma o cuidado com os insumos, as unidades de saúde possuem sistema de monitoramento de câmera, além da segurança realizada pela Guarda Municipal”, reforça, em nota.

A Polícia Civil de Goiás informou que deve se manifestar sobre o caso em uma coletiva de imprensa a ser realizada na manhã desta quarta-feira (18).

Situação do município

Sem óbitos registrados em decorrência da Influenza A/H1N1, Senador Canedo também realiza campanha de imunização contra a doença. De acordo com a prefeitura, 12.300 doses foram recebidas no primeiro lote e distribuídas para 23 Unidades Básicas de Saúde.

Até o momento, 12.086 pessoas foram vacinadas. Ao todo, o público-alvo conta com 23.018 pessoas.

Comentários