- Moradores de Jataí e Catalão terão unidades autônomas e com mais cursos
O presidente Michel Temer sancionou na noite de terça-feira, 20, lei que cria duas novas universidades em Goiás – em Jataí e Catalão. Com a medida, ficaram criadas as Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Universidade Federal Jataí (UFJ).
A norma teve tramitação recorde no mês de fevereiro, quando os senadores Wilder Morais, Ronaldo Caiado e Lúcia Vânia relataram em audiência e plenário a norma, sugerindo a aprovação da medida.
O reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira, comemorou a nova lei: “É uma conquista histórica, pela qual lutamos há muitos anos, e que consolida a interiorização do ensino superior em Goiás, dando um novo impulso à pesquisa e inovação em nosso Estado”.
NOVAS UNIVERSIDADESO deputado federal Daniel Vilela foi convidado pelo presidente Michel Temer para participar do ato de assinatura do autógrafo de lei, no Palácio do Planalto. Vilela realizou inúmeras audiências e também efetuou pressão no Congresso Nacional para que a medida saísse do papel. Ele também celebrou a novidade: “O desmembramento dos campi da UFG de Catalão e Jataí em unidades autônomas permitirá às instituições maior articulação em busca de recursos e uma atuação mais sintonizada com as demandas de suas regiões, o que é um ganho enorme para o desenvolvimento socioeconômico de Goiás”.
Um dos primeiros relatores da matéria, Wilder Morais explica que as duas unidades serão criadas a partir da estrutura já existente na Regional Catalão e Jataí da Universidade Federal de Goiás. Wilder lembra que a proposta que cria as universidades teve início com o Poder Executivo, através do Projeto de Lei (PL) 5275/16, e foi trabalhada pela bancada goiana, com grande atuação de Daniel e dos demais senadores.
Wilder Morais diz que o próximo compromisso agora é com a criação das universidades federais do Entorno do Distrito Federal e do Norte Goiano – cujas emendas já foram inclusas por ele no Plano Plurianual com orçamento de R$ 150 milhões. O senador acredita que estas duas unidades devem seguir o mesmo caminho das unidades de Catalão e Jataí.
A aprovação das duas novas universidades significa, dentre outras coisas, investimento em cursos de ponta como engenharia, medicina e direito e programas consistentes de pós-graduação (mestrado e doutorado).
Comentários
Postar um comentário