Michel Temer sanciona duas novas universidades federais goianas

  •  Moradores de Jataí e Catalão terão unidades autônomas e com mais cursos
O presidente Michel Temer sancionou na noite de terça-fei­ra, 20, lei que cria duas novas uni­versidades em Goiás – em Jataí e Catalão. Com a medida, ficaram criadas as Universidade Federal de Catalão (UFCat) e a Universi­dade Federal Jataí (UFJ).
A norma teve tramitação recorde no mês de fevereiro, quando os senadores Wilder Morais, Ronaldo Caiado e Lú­cia Vânia relataram em audiên­cia e plenário a norma, sugerin­do a aprovação da medida.
O reitor da Universidade Fede­ral de Goiás (UFG), Edward Ma­dureira, comemorou a nova lei: “É uma conquista histórica, pela qual lutamos há muitos anos, e que consolida a interiorização do ensino superior em Goiás, dan­do um novo impulso à pesqui­sa e inovação em nosso Estado”.
NOVAS UNIVERSIDADESO deputado federal Daniel Vilela foi convidado pelo presi­dente Michel Temer para par­ticipar do ato de assinatura do autógrafo de lei, no Palácio do Planalto. Vilela realizou inúme­ras audiências e também efetuou pressão no Congresso Na­cional para que a medida saísse do papel. Ele também celebrou a novidade: “O desmembramen­to dos campi da UFG de Catalão e Jataí em unidades autônomas permitirá às instituições maior articulação em busca de recur­sos e uma atuação mais sintoni­zada com as demandas de suas regiões, o que é um ganho enor­me para o desenvolvimento so­cioeconômico de Goiás”.
Um dos primeiros relatores da matéria, Wilder Morais ex­plica que as duas unidades se­rão criadas a partir da estrutura já existente na Regional Catalão e Jataí da Universidade Federal de Goiás. Wilder lembra que a proposta que cria as universi­dades teve início com o Poder Executivo, através do Projeto de Lei (PL) 5275/16, e foi trabalha­da pela bancada goiana, com grande atuação de Daniel e dos demais senadores.
Wilder Morais diz que o pró­ximo compromisso agora é com a criação das universidades fe­derais do Entorno do Distrito Federal e do Norte Goiano – cujas emendas já foram inclu­sas por ele no Plano Plurianual com orçamento de R$ 150 mi­lhões. O senador acredita que estas duas unidades devem se­guir o mesmo caminho das uni­dades de Catalão e Jataí.
A aprovação das duas novas universidades significa, dentre outras coisas, investimento em cursos de ponta como engenha­ria, medicina e direito e progra­mas consistentes de pós-gradua­ção (mestrado e doutorado).

Comentários